No sufoco, Grêmio vence Ypiranga nos pênaltis e se classifica para as semifinais da Taça Farroupilha
Depois da fraca atuação e da goleada sofrida na Bolívia pela Libertadores, o Grêmio sofreu também em Erechim pelo Gauchão. Depois de sair ganhando com um gol de Douglas, aos 23 minutos do primeiro tempo, o Tricolor cedeu o empate de 1 a 1 na segunda etapa e só conseguiu a vaga para as semifinais da Taça Farroupilha nos pênaltis.
Nas penalidades máximas, Borges, Fábio Rochemback, Carlos Alberto e Gabriel converteram para o Grêmio. Luiz Carlos defendeu o chute de Lúcio. Porém, o Ypiranga desperdiçou dois chutes. O de Saulo parou na trave. O de Branco, Victor defendeu. No final, deu Grêmio 4 a 2 nos pênaltis.
Assim como aconteceu na Taça Piratini, o Grêmio eliminou o Ypiranga nas quartas e enfrentará o Cruzeiro nas semifinais da Taça Farroupilha.
O jogo
Com Douglas e Leandro de volta ao time titular, o Grêmio começou a partida no Colosso da Lagoa tentando tomar a iniciativa. Com a camisa 21 às costas, o garoto de 17 anos mostrou porque é a principal esperança do time de Renato para a próxima etapa da Copa Libertadores.
Com Leandro no time, o lado direito do ataque gremista voltou a funcionar. Por ali surgiram as principais jogadas da equipe. Logo aos seis minutos, ele deixou um inimigo na saudade e fez passe certeiro para Borges. Dentro da pequena área, já com o goleiro Luiz Carlos batido, o centroavante não conseguiu enquadrar o corpo como deveria e o arremate saiu por cima.
Com o retorno dos dois titulares, a parte ofensiva teve uma melhora considerável em relação ao time que enfrentou o Oriente Petroleto no meio da semana. Mas o setor defensivo continuou a vazar. O meio-campo errou passes demais e deu muitos espaços ao Ypiranga. Aos nove minutos, Branco, com uma bomba de fora da área, quase colocou os donos da casa em vantagem.
Por lesão, o Grêmio perdeu Adilson no final do primeiro tempo. Fernando assumiu a vaga. Mas, enquanto esteve em campo, o camisa 8 teve boa participação. Aos 13 minutos, ele perdeu um gol após recuo de Douglas em um chute de fora da área, completamente livre. Aos 25, o volante carimbou a trave de Luiz
Carlos com uma finalização forte de dentro da área.
Um pouco antes disso, aos 23, Douglas marcou o único gol da partida nos primeiros 45 minutos de duelo. O maestro do meio-campo tricolor vinha sendo vigiado de perto por Saulo. Em uma das únicas vezes que conseguiu espaço, decidiu. Após cobrança de escanteio fita por Rochemback da esquerda, a bola ficou com Rodolfo. Ele rolou até Douglas. De muito longe, ele ajeitou para perna esquerda e soltou um foguete, que morreu no ângulo de Luiz Carlos.
2º tempo
O Grêmio voltou para a segunda etapa sem alterações. Já o Ypiranga veio do vestiário com Silvestre na vaga de Dodini.
O Ypiranga voltou mais solto. A marcação já não era tão forte como na primeira etapa, mas, em compensação, o time agredia mais o Tricolor.
Aos 17 minutos do segundo tempo, o Ypiranga empatou a partida após uma falha de Victor. Douglas, autor do gol do Grêmio, foi desarmado na saída do campo defensivo. Geovane recebeu e chutou forte da esquerda. A bola passou por entre Victor e a trave direita do goleiro: 1 a 1
Depois do empate, Renato sacou Douglas e Leandro, até o momento os melhores do time, para que Carlos Alberto e Lins jogassem. Pela primeira vez desde que o técnico assumiu a equipe, algumas vaias e gritos de "burro" vieram das arquibancadas contra o ídolo gremista.
Mas Carlos Alberto entrou com vontade e quase colocou novamente o Grêmio em vantagem aos 25 minutos. Rochemback bateu escanteio da esquerda. A bola sobrou para o camisa 19, que encheu o pé. Em cima da linha, Saulo esticou o pescoço e salvou o Ypiranga.
Lins também entrou com vontade e teve destaque. O jogador se movimentou bastante e protagonizou bons lances. Aos 35 minutos, ele sofreu falta pela direita. Lúcio cobrou dentro da área e Borges carimbou a trave com um cabeceio.
O jogo ficou dramático e eletrizante. O Ypiranga respondeu com força no fim. Depois de uma cobrança de falta da esquerda, aos 40 minutos, Sivestre apareceu no segundo pau e cabeceou no poste de Victor. Aos 44, Cleiton perdeu de frente para o crime.
Borges ainda teve uma chance aos 45, mas o arremate saiu muito alto. Com o empate de 1 a 1, o adversário do Cruzeiro na semifinal da Taça Farroupilha foi decidido nos pênaltis.
Borges, Lúcio, Fábio Rochemback, Carlos Alberto e Gabriel foram os escolhidos para as cobranças no lado do Grêmio. Cleiton, Saulo, Frede, Branco, e Silvestre chutaram para o Ypiranga.
Lúcio errou a segunda cobrança pelo lado do Grêmio. Porém, Saulo chutou na trave e Branco nas mãos de Victor. Com isto, o Grêmio venceu por 4 a 2 e segue vivo na Taça Farroupilha. Vitória suada no Colosso Da Lagoa em um jogo muito bom no Colosso da Lagoa.
Data: 17 de abril de 2011.
Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.
Árbitro: Leandro Vuaden, auxiliado por Paulo Ricardo Conceição e João Lúcio Júnior.
Gols: Douglas (Grêmio), aos 23m do primeiro tempo. Giovani (Ypiranga), aos 17m do segundo tempo.
Cartões amarelos: Frede, João Paulo, Glauco (Ypiranga); Gabriel, Fernando (Grêmio).
YPIRANGA 1 (2)
Luiz Carlos; Gasparino, Glauco, Frede e Branco; Saulo, João Paulo, Cassiano (Sylvestre) e Giovani (Vitor Hugo); Cleiton e Tiago Pereira (Gilvan)
Técnico: Agenor Piccinin
GRÊMIO 1 (4)
Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Neuton; Fábio Rochemback, Adilson (Fernando), Lúcio e Douglas (Carlos Alberto); Leandro (Lins) e Borges.
Técnico: Renato